Prepare-se para uma experiência musical absolutamente incrível ao ouvir nossa
indicação desta semana. Bon Iver é uma banda de Indie Folk Americana que está inspirando milhares de pessoas ao redor do mundo todo com sua arte inovadora e sua coragem de ir além daquilo que já ouvimos antes. Com mais de 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e com alguns de seus maiores sucessos tendo mais de 50 milhões de visualizações no YouTube, Bon Iver se tornou um ícone de uma música avant-guard, que não perde seu apelo às massas.
Justin Vernon, o front-man da banda, decidiu se retirar para um tempo de solitude no inverno de 2006 no interior do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Sua intenção era se recuperar de uma doença que estava enfrentando, e também do término de um relacionamento. Nestes meses de inverno e solidão, Justin inciou o processo de composição do Álbum "For Emma, forever ago". Sua intenção inicial não era de compor um álbum, mas sim de dar vazão aos seus sentimentos durante aqueles meses de catarse.
Munido com pouquíssimo equipamento - um microfone Sure SM57, uma guitarra Silvertone velha, e um kit de bateria emprestado do irmão - Juntin começou as gravações, e gravou sozinho todos os sons que hoje podem ser ouvidos no álbum. Inicialmente, todo o instrumental foi gravado. Depois, melodias sem letra. Depois das melodias, Justin passava horas ouvindo as músicas, e compondo as letras com palavras específicas para somarem aos sons desejados no CD.
Com o fim daquela temporada e o término da gravação, nasceu o projeto Bon Iver, nome derivado do frances Bon Hiver - que significa "bom inverno". Ouvindo o álbum "For Emma, Forever ago" não dá pra acreditar que todas as faixas foram produzidas por uma única pessoa, com um único microfone e alguns instrumentos velhos. Esse álbum colocou o Bon Iver no cenário musical mundial, e deu início a uma jornada de inovações e surpresas musicais, carregadas das emoções melancólicas desse "folk de inverno" que nunca deixou a banda.
Os próximos projetos continuaram sendo de produção exclusiva de Vernon, mas desta vez contaram com uma gama variada de músicos incríveis, o que acrescentou demais à riqueza musical dos projetos. Desde saxofones carregados de distorção, múltiplas camadas de Vo-coder (um harmonizador para voz), até elementos mais comuns do folk como guitarras e violões dedilhados.
Em Fevereiro de 2012, Bon Iver ganhou o Grammy de Melhor Novo Artista. O Album "Bon Iver, Bon Iver" (2011) ganhou o Grammy de Melhor Álbum Alternativo.
Seu último projeto, entitulado "22, A Million" (2016) quebra as normas do convencional até mesmo nos títulos das faixas - com faixas entituladas "22(OVER S∞∞N), 10dEAthbREasT e 33"GOD" - e é daquele tipo de álbum que deve-se ouvir com atenção, em silêncio - de preferência acompanhado de uma boa xícara de café, e com a mente aberta para uma expressão musical nova. Vale a pena demais!
Conta pra gente o que você achou desse artista, deixando seus comentários abaixo.