Teclas
Através da força, pressão, dinâmica e sensibilidade sobre as teclas, o piano e o teclado permitem a leveza e a liberdade de expressão musical de quem os toca.
O piano, talvez por ser um instrumento de grandes dimensões, com modelos de calda ou vertical, pode criar, inicialmente, o receio das pessoas, até mesmo daquelas com muita vontade de aprender. Mas isto é só impressão, já que o piano é um dos instrumentos de rápido aprendizado, por ser bastante visual.
O teclado também segue as características visuais em uma versão mais prática e com maiores possibilidades de arranjos musicais, deixando de lado a impressão clássica e assumindo maior tecnologia. O desafio do tecladista também aumenta com essa versatilidade e é desafiador para os dez toques das mãos.
Uma das particularidades do piano e teclado é a autossuficiência, já que consegue criar um espetáculo sem instrumentos acompanhantes.
Tanto o piano quanto o teclado já apareceram nos mais diversos estilos musicais. Perceba que as teclas clássicas do piano transitaram de Chopin e Bach ao rock de Deep Purple. Nomes como Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim fixaram o piano na história musical brasileira.