Quando você canta, vibrações musicais se movem pelo seu corpo, alterando sua constituição física e emocional.
Principalmente experiências de canto em grupo podem-se mostrar as mais transformadoras e extasiantes de todas. O elemento principal é incrivelmente íntimo - um som que tem início dentro de você, e é compartilhado com uma sala cheia de pessoas - e depois disso volta como algo ainda mais incrível: a harmonia.
Com a popularidade dos grupos vocais crescendo, a ciência tem trabalhado duro para explicar o porquê desta experiência ser tão energizante e ao mesmo tempo tranquilizadora. O que os estudiosos estão começando a compreender é que cantar é como receber uma infusão do tranquilizante perfeito - a dose exata que acalma os nervos e anima o humor.
Um dos segredos é a liberação da endorfina, o hormônio do prazer que é liberado através do canto. Outro, é a liberação de Oxitocina - outro hormônio liberado através do canto, que está relacionado com o alívio da ansiedade e com os sentimentos de confiança e a criação de laços emocionais.
Um dos estudos demonstrou que cantar regularmente reduz significativamente os níveis de cortisol, indicando uma redução do estresse. Outro estudo determinou que os batimentos cardíacos tendem a sincronizar durante sessões de canto em conjunto. E o mais interessante é que você não precisa nem ser um bom cantor para colher os benefícios terapêuticos do canto. Um estudo do ano de 2005 comprovou que mesmo que os sons produzidos pelas vozes durante as sessões de canto sejam medíocres e sem muita qualidade, os benefícios terapêuticos eram quase os mesmos.
Então, não perca tempo. Mesmo que você não se considere um grande cantor - chame os amigos e inicie uma aula de canto em grupo conosco!
Fonte: https://goo.gl/5AFYAd